O Programa de Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do ICB, UFMG, com os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos, possui atualmente 43 docentes permanentes e 8 colaboradores que desenvolvem trabalhos experimentais em 16 linhas de pesquisa abordando aspectos fisiológicos, farmacológicos, bioquímicos e moleculares de temas variados, descritos em Link. Desde a sua criação o Programa mantém como objetivo principal propiciar a qualificação de um profissional com formação multidisciplinar, capaz de competir no mercado nacional e internacional na área das Ciências Fisiológicas.

Além de desenvolver pesquisas científicas na fronteira do conhecimento, o Programa está envolvido em pesquisas tecnológicas de novos medicamentos. As competências adquiridas na área tecnológica levaram à obtenção de várias patentes internacionais e à criação do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica (hoje Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual) em 2008, assim como, à participação de nossos docentes na criação do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica.

O Curso de Pós-Graduação em Fisiologia foi criado em 1972 pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, UFMG e foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 1974 com o nível de Mestrado. Em 1990, a Câmara de Pós-Graduação da UFMG autorizou a criação da área de concentração em Farmacologia e, em 1993, o CFE autorizou a criação do nível Doutorado nas duas áreas de concentração, passando a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia.

A qualificação do corpo docente, a infraestrutura dos laboratórios, a diversidade de linhas de pesquisa e suas abordagens foram responsáveis, em anos passados, pelo conceito 'A' na avaliação da CAPES. A partir de 1999 (triênios 1999-2001, 2001-2003, 2004-2006, 2007-2009 e 2010-2012), já com o processo de avaliação reformulado, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia obteve conceito 7, nível máximo na avaliação CAPES. Esses indicadores atestam a relevância da atuação do Programa na Área das Ciências Biológicas.

Áreas de Concentração

Farmacologia

A área de concentração em Farmacologia que aborda as áreas de conhecimento: Farmacologia da Inflamação e da Dor, Farmacologia da Analgesia, Farmacologia Cardiovascular e Neurofarmacologia.

Fisiologia

A área de concentração em Fisiologia que aborda as áreas de conhecimento: Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Renal, Fisiologia do Sistema Endócrino, Neurofisiologia, Fisiologia do Metabolismo Intermediário, Fisiologia Respiratória, Fisiologia da Nutrição e Biofísica Celular e Membranar.

Notícias

Mestrado - 1º semestre/2018 - Inscrições aqui

RESULTADO SELEÇÃO DE DOUTORADO - NOVEMBRO 2017 - Baixar

QUADRO DE DISCIPLINAS 2017/02 - Baixar